Brasil

 Dados Gerais Sobre o Brasil


             Bandeira                                Brasão de Armas

Localização no mundo
O Brasil, oficialmente Républica Federativa do Brasil,  está situado na América do Sul, e é cortado pela linha do Equador, que divide o planeta em hemisfério norte e hemisfério sul. A maior parte do seu território, correspondente a 93% do território, está no hemisfério sul do planeta, e os restantes 7% no hemisfério norte.

O Brasil faz fronteira com todos os países da América do Sul, exceto Equador e Chile.

Com uma área de 8,5 milhões de quilômetros quadrados o seu território corresponde a 5,7% das terras emersas do planeta. Em virtude da sua extensão territorial, o Brasil possui três fusos horários diferentes.

O seu litoral tem 7.367 km de praias e as suas fronteiras terrestres totalizam 15.719 km.

Farol Cabo Branco, na Ponta do Seixas,
 assinala o extremo leste do Brasil
A Ponta do Seixas, no estado da Paraíba, na Região Nordeste, é o extremo do país a leste e a Serra Contamana, no estado do Acre, na Região Norte, é o extremo a oeste.

Do extremo leste ao extremo oeste, o Brasil tem 4.319 km; e de norte, do Monte Caburaí, no estado de Roraima, a sul, ao rio Arrroio Chuí, no estado do Rio Grande do Sul, o país tem 4.394 km de extensão.

O Brasil é um país ocidental por se encontrar a oeste do meridiano de Greenwich, que é a linha imaginária que divide a Terra em ocidente e oriente. Encontra-se na zona intertropical, zona temperada sul e no Trópico de Capricórnio.

Divisão Política
O Brasil possui 26 estados mais o Distrito Federal, chamados de Unidades da Federação (UF). Os estados estão distribuídos em cinco regiões: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

A região Norte abrange cerca de 45% do território brasileiro, mas possui apenas 7% da população total do país. É formada pelos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Na região Nordeste estão localizados os estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia, que ocupam 18% da área total do País.

Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul fazem parte do Centro-Oeste, que ocupa 18% do território nacional. É lá que está localizada também a capital do País, Brasília, no Distrito Federal. Na região vivem cerca de 6% da população brasileira.

Formada pelos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, a região Sudeste ocupa cerca de 10% do território brasileiro e abriga a maior população do País, quase 65 milhões de pessoas.

A região Sul é a menor do Brasil, com cerca de 7% do território brasileiro. Abriga os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, onde vivem 22 milhões de brasileiros.



Informações gerais

Nome oficial: Républica Federativa do Brasil
Capital: Brasília
Língua oficial: Português
Independência: do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves
 - Declarada: 7 de setembro de 1822
 - Reconhecida: 29 de agosto de 1825
 - Descoberta pelos europeus: 22 de abril de 1500
 - Início da colonização: 1530
 - Proclamação da Independência: 7 de setembro de 1822
 - Proclamação da República: 15 de novembro de 1889
Área: 8 514 876,599 km²  (5º maior do mundo)
População: 193 946 886 habitantes (2012)
Moeda: Real (BRL)
Clima: Tropical, subtropical, temperado, equatorial e semiárido
Código ISO: BRA
Código Internet: .br
Código Tel.: +55

Fontes:
www.brasil.gov.br
pt.wikipedia.org/wiki/Brasil

Publicado em: 27/10/2012
Atualizado em: 27/10/2012
Autor: SYERRA